Redação
Um casal e um cunhado foram presos preventivamente em Piracicaba (SP), suspeitos de integrar um esquema de golpes pela internet, com invasão de contas do gov.br, fraude de dados pessoais e compra irregular de veículos. Os investigados são Augusto Taques (28), Tamires Violin Taques (27) e Guilherme Violin (21), todos da mesma família.
As prisões ocorreram na manhã desta quarta-feira (21) durante a operação CyberCombat, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso, com apoio da Polícia Civil paulista. A ação investiga crimes de fraude eletrônica, invasão de dispositivo eletrônico, falsidade ideológica e associação criminosa.
De acordo com a polícia, em um único celular apreendido foram identificados indícios de fraudes envolvendo dados de ao menos 50 vítimas. Entre os alvos do esquema está um procurador de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, que teve os dados acessados, mas não chegou a sofrer prejuízo financeiro.
Segundo as investigações, os suspeitos invadiam contas do gov.br, alteravam dados cadastrais das vítimas e utilizavam essas informações para financiar veículos, abrir contas bancárias e criar registros em nome de terceiros, sem autorização. Com o uso de assinaturas digitais, os criminosos formalizavam contratos e realizavam transferências dos veículos.
A apuração começou após uma vítima denunciar a invasão de sua conta no gov.br e o uso indevido de seus dados para financiamento de veículos em concessionárias.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores, chips de telefonia e HDs em imóveis nos bairros Jardim Alvorada e Nova América, em Piracicaba. A Justiça de Lucas do Rio Verde (MT) autorizou a quebra de sigilos telefônicos dos investigados.
A Polícia Civil também apura a possível participação de funcionários públicos na facilitação do esquema. Além disso, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma concessionária no bairro Piracicamirim, apontada como ligada aos investigados e onde veículos adquiridos por meio das fraudes teriam sido revendidos.
O Poder Judiciário decretou as prisões preventivas e autorizou as buscas, e as investigações seguem em andamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/x/c/ROBBZCRtylnC6xXkJWHg/whatsapp-image-2026-01-21-at-13.12.41-1-.jpeg)
Reprodução/EPTV
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/J/8/z7WxzRTJuFRSQDXQyaUA/operacao-piracicaba.jpg)
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !